segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um sonho de liberdade


Quando criança, vivemos numa eterna “liberdade”, mesmo sem ter noção de qual o real significado da palavra. Vamos partir do conceito de que a liberdade é o conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.


E por que aquela sensação de liberdade quando criança parece encantar as nossas mentes? Os nossos dias parecem sempre mais longos e procuramos nos dedicar às brincadeiras, às conversas, ao descanso necessário ao corpo e outras coisas que a vida nos proporciona.

O tempo passa, as responsabilidades aparecem e aí com elas surgem diversos fatores que começam a camuflar esta “liberdade”. Conversar é perder tempo e em um mundo capitalista isto tudo é igual a dinheiro.

O descanso é fechar os olhos durante a noite e sonhar com os problemas de amanhã. As brincadeiras viraram jogos e hoje rendem dinheiro. As responsabilidades mudaram isto tudo ou nós mudamos a forma de enxergar os valores das coisas?

Falar em liberdade nos remete aos tempos sombrios da ditadura. Lá se foram 21 anos de repressão às nossas músicas, aos nossos costumes e à nossa maneira de enxergar as coisas. Naquela época, o sentido de liberdade estava aguçado nos discursos e na mente das pessoas, devido à forma castradora que nos foram retirados os prazeres da vida. Temos que ter uma visão holística de tudo que estamos vivendo e perceber que a ausência da liberdade nos torna prisioneiros do tempo, das pessoas, dos governos, etc.

Talvez o prisioneiro de hoje não perceba que os momentos dedicados às conversas sejam verdadeiros aprendizados do amanhã. O descanso necessário ao corpo lhe proporcionará, em um futuro bem próximo, uma qualidade de vida melhor e, necessariamente, um aproveitamento das belas coisas que a vida nos oferece.

A liberdade está dentro de cada um de nós, basta que busquemos encontrá-la no amor sincero, sem cobranças e explicações idiotas, nos governos democráticos, não estes que estão aí reprimindo, enganando, mas naqueles que procuram nos libertar através de uma boa educação, saúde e princípios de vida.

2 comentários:

  1. A compressão tempo-espaço ditada pela sociedade atual nos faz esquecer a simplicidade dos pequenos gestos. São exatamente nesses momentos que encontramos o verdadeiro sentido da vida!!

    ResponderExcluir
  2. Opaaaaaaaa, acabei de ver uma nota na coluna de Clarice sobre seu blog, e já tô por aqui de olho. Textos bons, heim! Vou dar uma olha nos antyigos com atenção. beijao, cara! Sucesso pra tu e pra Fessora!

    ResponderExcluir