sexta-feira, 31 de julho de 2009

Um passado que não vai deixar saudade


Após passar meses percorrendo os vários Estados e cidades dos Estados Unidos apresentando suas propostas de governo, o presidente Barack Obama já mostra que seu governo será, realmente, diferente dos últimos mandatos do ex-presidente George W. Bush.

O último presidente conseguiu levar para as outras nações um sentimento de ódio, discórdia, egoísmo e de frieza aos problemas sociais do mundo. Ódio quando resolveu invadir e cometer um genocídio no Iraque, afirmando que o país estava produzindo armas químicas. Até hoje nada foi encontrado.


Seguiu promovendo a discórdia quando não quis assinar o Protocolo de Quioto, protocolo que prevê um convênio entre as nações para diminuir a poluição ambiental. O ex-presidente não queria que as indústrias norte-americanas fossem afetadas, de forma econômica, com as políticas ambientais propostas pelo protocolo. Não adiantou o apelo feito pelos países pobres e emergentes, que pediram para baixarem as altas taxas cobradas para entradas de produtos nos EUA, porque Bush só pensava no aumento da riqueza do seu país.

Um certo sábio, que era pai de uma adolescente, resolveu caminhar com o seu filho para conversar sobre os valores da vida e mostrar como deveria se viver neste mundo. Ao chegar em um determinado local, o pai olhou para duas belas montanhas e disse: “vocês são lindas”; e as montanhas responderam: “você é lindo”. Assustado com o que tinha escutado, o filho continuou calado esperando o pai falar de novo com as montanhas. Aí o pai falou: “vocês abrilhantam os nossos dias”. E as montanhas responderam: “você abrilhanta os nossos dias”.

O filho, não acreditando com o que tinha escutado, retrucou: “vocês são feias”. E as montanhas, imediatamente, responderam: “você é feio”. O pai olhou para o filho e disse: “filho, os humanos chamam isso de eco, mas os sábios dizem que isto é a vida”. Os Estados Unidos não poderiam nunca colher bons frutos se só plantavam maldades. O novo presidente abriu de novo o país para o mundo.

A decisão de divulgar para a imprensa as fotos dos maus tratos feitos pelos soldados americanos, em 2004, aos iraquianos e afegãos, a medida de acabar com a cadeia de Guantanamo, onde prisioneiros eram torturados, e ainda sentar para conversar com líderes mulçumanos mostram a grandeza do presidente Barack Obama. A infância pobre e o preconceito sofrido durante a adolescência parecem ter feito o presidente saber que devemos sempre viver com humildade, paciência e consciência do perdão.

A saudade é um sentimento que quem sente sabe que dói, machuca. Mas como é bom ficar na memória das pessoas! A lembrança nada mas é do que saber que o que foi demonstrado, ensinado, vai servir como lição para aqueles que amaram um dia.
Fonte da foto: oquintopoder.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário