domingo, 16 de agosto de 2009

A verdade bate em sua porta


Esse foi o título de um jogo, criado por uma família, para ser jogado nas comemorações da “virada” de ano. Normalmente, nas festividades de Natal e Fim de Ano, as famílias se reúnem com amigos para juntos celebrarem a festa. Mas nessa família foi diferente: ao invés de abraços, beijos e muita hipocrisia - sentimento peculiar a esta época - eles resolveram distribuir mensagens para reflexão.


Após ler essas mensagens, cada pessoa explicava o que tinha entendido. Numa terceira etapa do jogo, foram misturadas as frases e cada um voltou a ficar com uma frase diferente. Neste momento do jogo, o mediador pediu para que cada pessoa voltasse a ler e, desta vez, não devolvesse a mensagem, guardasse e refletisse .

Foi quando começaram a surgir sentimentos estranhos. Alguns liam e choravam, outros liam e ficavam em silêncio, outros questionaram a lisura do processo de entrega das frases, e outros ficaram felizes com o que leram. Que conteúdo era aquele que continha nas frases e que causou tantos sentimentos adversos? Ali estava contido nada mais nada menos do que o segredo da vida.


Frases que mostravam a importância do sorriso, não aquele abrir dos dentes, mas aquele que contagia com alegria verdadeira o outro. Aquele sorriso que não precisa de justificativas, mas só a expressão mostra a felicidade de viver. Uma outra frase pedia para que você nunca desistisse dos seus objetivos, mesmo sabendo que obstáculos vão aparecer para te desnortear.

O verdadeiro heroísmo é aquele que consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido. Entre tantas outras frases, estava uma que falava sobre a verdade. Nela dizia que para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao coração precisa ser verdadeiro.


Quando parei para refletir aqueles sentimentos - choro, silêncio, inquietação, desconfiança - percebi que, realmente, a mensagem do jogo tinha sido um sucesso.
Esse jogo mostrou para aqueles que choraram que ainda é tempo de recomeçar sem pensar em desistir quando aparecem os primeiros obstáculos. Os que silenciaram devem ter aprendido que a vida não amarga, não machuca. As nossas atitudes são que fazem com que a vida não seja uma dádiva. A minha preocupação maior foi com aqueles que tentaram ofuscar o brilho do jogo com sentimentos de desconfiança.

Para estes, o caminho da felicidade está cada vez mais distante, porque não sabem conviver com a verdade. A mentira sempre o fez pensar que sabia mais do que os outros; a mentira o fez conseguir coisas que não eram suas; a mentira deixou que amasse o que não devia. Infelizmente, a verdade não é para todos. A verdade irá formar crianças mais equilibradas, adolescentes sem incertezas e adultos preparados para o inesperado.


Fonte da foto: cotidianosempauta.wordpres...

2 comentários:

  1. Olá Martinelly, tô passando só pra lhe cumprimentar, um abraço do Veridiano.

    ResponderExcluir
  2. Ja diz um ditado "Fala a verdade e corre" pois muitos não suportam. Gostei do Texto...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir