sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aprendiz do Fracasso




Esta é a máquina chamada “sociedade”, que não para de fabricar seres humanos cada vez mais fracassados. Fracassados na forma de agir, pensar e de ser. O planeta terra já foi, por muitos séculos, dividido por traços, cores, nomes e outras fórmulas de noções básicas, capazes de fazer qualquer ser humano ter noção de onde habita e como é o seu lugar.
Pois bem. Com o advento do capitalismo, fórmula encontrada por muitos como fator preponderante na alienação, dominação e satisfação pessoal, o globo terrestre não mais passa a ter suas formas e cores tão perceptivas. As cores se convergiram para uma única cor, as formas se transformaram em um único formato, e, aí, formamos dois mundos.


De um pequeno lado, aqueles que vão além do imaginário e creditam a esta fase todo o seu conhecimento, amor e alegria para viver. Na outra parte do mundo, estão pessoas em busca de adquirir conhecimento em escolas que ensinam datas, números e fórmulas, mas se esquecem de ensinar a viver em sociedade.


Ensinar que em 11 de setembro de 2001 as Torres Gêmeas foram derrubadas, sem dúvida, é importante, porque este fato mudou a história do mundo contemporâneo. Ensinar que milhares de pessoas morreram ou tiveram suas vidas esquecidas pelos 21 anos de ditadura militar no Brasil também é importante. Talvez se estes alunos não lembrassem a fórmula Hip²=Ca²+Co², conhecida por Teorema de Pitágoras, muitos teriam perdido a chance de ingressar em uma Universidade.


Tem sido por estes ensinamentos que temos formado crianças com datas para falar, jovens cheios de números e ilusões, e, por fim, adultos com a fórmula da mentira na ponta da língua. O passaporte para o outro lado está aí, basta que passe a conhecer a história da vida através das datas que oprimiram e maltratam, até hoje, milhares de pessoas.

Os verdadeiros números irão mostrar que a luta não foi para serem heróis, mas para que na história seus nomes fossem lembrados por aqueles que acreditavam que a verdade e a esperança nunca morrem. A fórmula de Pitágoras irá mostrar que tudo foi ao quadrado: a ganância, o poder e a mentira.


Está aí o mundo divido em duas partes. Cabe a você a escolha de onde quer morar.


Fonte da Foto: racismoambiental.net.br

Um comentário:

  1. As escolhas de hoje vão determinar quem seremos amanhã. Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir