quarta-feira, 2 de junho de 2010

A ética para não ser ético




Já está em vigor o novo Código de Ética dos Médicos (CEM). Depois de alguns anos em debate esperávamos que, realmente , o princípio ético norteasse as páginas daquele código que , agora, será seguido pela classe.

O fato de aceitar eticamente a prática da ortotanásia é, no mínimo, contraditória para um profissional que prima pela vida. O CEM recomenda aos profissionais que evitem exames ou tratamentos desnecessários nos pacientes em estado terminais. Ao invés de ações “inúteis ou obstinadas", como diz o texto, é aconselhada a adoção de medidas, que reduzam o sofrimento do paciente.

Instituído nas mais variadas profissões, o Código de Ética vem exemplificar para o profissional que não basta apenas números, letras, fórmulas é preciso ter caráter e saber agir dentro dos princípios morais para se viver em sociedade.Pois bem, em filosofia a palavra ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade. E Analisando filosoficamente, em que momento seria bom para o indivíduo ou para a sociedade a ortotanásia ?

Imaginemos se os jornalistas na sua árdua missão de denunciar e cobrar dos poderes solução para uma determinada situação fossem utilizar de medidas paliativas para resolver os problemas. Encontramos todos os dias pessoas em estado “terminal” sem teto para morar, com fome no meio da rua, à margem da prostituição, da marginalidade. Mães que enxergam na nossa missão, uma luz no fim do túnel ,para que estes problemas sejam denunciados e posteriormente solucionados.

Se também os advogados fossem recusar a oferecer justiça para aqueles que um dia perderam a liberdade de forma errônea. Arrumar medidas paliativas para quem já não pode desfrutar da liberdade, alimentar por um tempo um esfomeado é justificar este processo avassalador da vida x dinheiro.

O médico nordestino Bezerra de Menezes um dia mostrou a sociedade ,que por trás daquela bata branca ,estava não só um profissional comprometido com as suas atribuições, mas um ser humano capaz de renascer nos brancos e tantos pretos que passavam por suas mãos à esperança de viver.

Espelhem- se na ética deste médico e rasguem o que um dia foi julgado como ética.

Fonte da Foto:futurodopresente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário